SAÚDE PÚBLICA NA ITÁLIA: COMO SÃO OS SERVIÇOS DE SAÚDE NO PAÍS DA BOTA
- MATEUS ALTERIO
- 27 de set. de 2022
- 3 min de leitura
O sistema de saúde público na Itália é uma questão que desperta muitas dúvidas em viajantes que desejam passar um tempo no país da bota ou descendentes de italianos que pretender reconhecer sua cidadania na Itália.
Apesar de muitas pessoas não saberem, existe um sistema similar ao SUS na Itália, chamado de Servizio Sanitario Nazionale (SSN).
Por meio desse sistema de saúde, é possível consultar gratuitamente com médicos, realizar procedimentos, dentre outros serviços.
Você também pode se interessar: Modificações na Cidadania Italiana
Se você ficou interessado em saber mais sobre como funciona a saúde pública na Itália, continue lendo para entender tudo!
Quem tem direito à Saúde Pública na Itália?
Para ter acesso ao sistema público de saúde, é necessário estar inscrito no anagrafe, ou seja, estar registrado em um comune na Itália como residente.
Isso se aplica a cidadãos italianos e estrangeiros que moram na Itália legalmente.
Esse registro serve para controlar quantas pessoas residem em cada região, garantindo a organização dos dados de todos os cidadãos.
Reconheci a Minha Cidadania Italiana, e agora?
Após reconhecer a dupla cidadania italiana, há algumas etapas a serem seguidas para se inscrever no SSN. São elas:
1.Reunir a documentação necessária para solicitar a inscrição no sistema público de saúde;
2.Ir até a ASL (Azienda Sanitària Locale), ou Empresa de Saúde da sua região, para cadastrar seus dados;
3.Escolher o medico di famiglia, ou médico responsável por você e sua família no seu comune;
4.Por fim, você irá receber a Tessera Sanitaria, equivalente a um cartão do SUS aqui no Brasil, que comprova a sua inscrição no SSN.
Sempre que você precisar frequentar o consultório médico ou realizar exames, basta apresentar esse cartão.
Nele, consta todas as suas informações e a ASL na qual você fez o processo de inscrição.
Tenho Visto de Visitante, posso ter acesso ao Médico na Itália?
Se você está na Itália com um visto de visitante, seja com propósito de trabalho ou turismo, é muito importante obter um seguro privado de saúde.
Dessa forma, você terá acesso a consultas e procedimentos médicos durante a sua estadia na Itália. Caso contrário, você precisará pagar pelos serviços de saúde.
Lembre-se que o SSN é um direito oferecido apenas aos cidadãos que moram legalmente no país.
Saúde pública na Itália: Minha família tem direito?
Uma vez inscrito no SSN, você pode cadastrar outros membros da família como dependentes, de forma que eles também tenham direito de acesso à saúde pública.
São aceitos como dependentes:
- Cônjuge;
- Filhos menores de 16 anos;
- Outros parentes, desde que sejam sustentados por você e residam na sua casa.
Como é a Saúde Pública na Itália?
O sistema público de saúde da Itália oferece inúmeras vantagens, entre eles estão o atendimento garantido à sua família e disponibilidade full time.
Além disso, o SSN oferece ampla cobertura para procedimentos, consultas e outros serviços médicos.
Se comparado ao Brasil, a Itália proporciona melhores condições médicas aos cidadãos. Um grande diferencial é que, independente de onde você estiver, haverá um médico disponível por perto (medico di famiglia).
Assim como em qualquer outro país, a Itália também possui processos burocráticos no atendimento médico. No entanto, ele é muito mais prático e rápido que no Brasil.
Conclusão
A saúde pública na Itália oferece diversos benefícios para os cidadãos italianos e estrangeiros que vivem legalmente no país.
Além de proporcionar serviços de qualidade para a população, o SSN permite que visitantes com visto de turismo também usufruam do sistema de saúde, mesmo pago. Já para quem tem cidadania italiana, o acesso é ilimitado.


Comentários